top of page

TERAPIA FLORESTAL

Terapia Florestal, ou Shinrin-yoku (Banho de Floresta), é um dos mais revolucionários métodos orientais de encontro da saúde física, mental, espiritual e emocional.

 

Segundo os estudos científicos realizados no Japão, onde a técnica foi deenvolvida e vem sendo aplicada como medicina preventiva e curativa desde a década de 80, a simples presença dentro da floresta é terapêutica por si só, pois seu ambiente, ar e água, contêm substâncias regeneradoras e purificadoras que não são encontradas em ambientes urbanos, pois fazem parte da biosfera da floresta. Assim, muitas doenças físicas são aliviadas por esta prática.

 

Sensibilizando, despertando e aplicando os cinco sentidos no contato direto com a natureza, a Terapia Florestal reanima as formas mais sutis de atenção, relaxamento e concentração no momento presente, proporcionando quietude interna, presença de espírito e distanciamento das preocupações habituais, o que possibilita a harmonização da mente e das emoções para o retorno ao cotidiano.

 

A exuberância da Mata Atlântica preservada, na Serra da Mantiqueira, onde o oxigênio é puro e se abrem a grande altitude as nascentes mais importantes de Minas Gerais e São Paulo é o santuário onde vivemos esta experiência. Agende para você uma experiência individual de contato profundo com a natureza interior e exterior ou para seu grupo.

 

Alguns dos principais benefícios da Terapia Florestal:

- Redução do hormônio do stress
- Redução da pressão arterial
- Equilíbrio da frequência cardíaca

- Aumento de mais de 100% das atividades do sistema nervoso parassimpático (responsável pelo relaxamento)

- Redução dos níveis de colesterol

- Aumento da disposição física e do vigor

- Alívio dos sintomas de depressão e auxílio no tratamento quando praticada regularmente por um período.

 

Veja mais em:

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/10/cientistas-japoneses-afirmam-que-banho-de-floresta-combate-doencas.html

http://terapiaflorestal.blogspot.com.br/2013/07/shinrin-yoku-ou-banho-de-floresta.html

http://gooutside.uol.com.br/2170

bottom of page